Estilos de Aprendizagem

Hey! Gurizada, me respondam uma coisa: alguma vez vocês já pararam para pensar em como os estudantes aprendem? Bom, podemos dizer que a aprendizagem e o comportamento emergem de uma interação entre o ambiente, a experiência prévia e o conhecimento do aluno. Faz sentido, não é? Se eu bem me lembro, já devo ter dito aqui o quanto interação é importante, caso não se lembrem, vou dizer de novo: interação é muito, muito, muito importante!

Partindo da premissa de que cada um aprende de uma forma diferente, temos então os estilos de aprendizagem, que são abordagens individuais utilizadas para perceber, apreender, processar, organizar e transformar a informação. Os principais estilos de aprendizagem são divididos em teorias unidimensionais e bipolares. Cada modelo teórico tem sua especificidade, que resulta em múltiplas dimensões. Há dimensões similares, mas que recebem nomes diferentes.

Obs.: Existem muitos estilos de aprendizagem, mas vamos abordar apenas os mais importantes. O material a seguir foi retirado dos slides que vi em sala de aula, então está exatamente igual ao que estava nos slides, no entanto, para o melhor entendimento de vocês e também meu, acrescentei algumas explicações a mais, então bora lá, vamos começar com as duas teorias unidimensionais:

Honey Alonso (1997) Baseado no desenvolvimento do adulto (processos de seleção/mundo empresarial): Ativo, Reflexivo, Teórico, Pragmático. Define as pessoas dentro dessas dimensões, por exemplo, o indivíduo ativo aprende através da ação, ele é proativo quando se trata da busca de sua construção cognitiva. Já o reflexivo, pensa mais, reflete mais sobre suas abordagens, isto é, sobre como ele aprende e etc. O teórico por sua vez, é um pouco similar ao reflexivo, pois gosta de usar teorizações para aprender e agir. E por fim, o pragmático é mais desligado das questões teóricas, ele é mais prático e gosta de interagir.

Kolb (1984) – Baseado no desenvolvimento do adulto. Orientado para as experiências pessoais de formação e percurso profissional: Acomodador; Divergente, Assimilador e Convergente. Acomodador, como o próprio nome já diz, se refere a aquelas pessoas que se acomodam muito bem em uma rotina, sendo então o oposto do divergente, que vem a ser aquele que não fica satisfeito só com o conteúdo que estão passando a ele, portanto vai questionar muito mais. O assimilador, adivinhem? Exato! Ele tem mais facilidade em assimilar novas tarefas e executá-las facilmente. E convergente, refere-se a pessoas que se dirigem para um ponto comum a um outro, elas convergem suas habilidades e fazem muitas associações na vida, do tipo Ah olha, isso aqui tem a ver com tal coisa que aprendi ontem, sendo assim, concluímos que seu grau de assimilação também é muito bom.

Essas múltiplas dimensões não são totalitárias, não existe nenhuma pessoa 100% ativa ou reflexiva, o que pode haver é uma inclinação maior para um dos lados, isto é, a pessoa pode se identificar mais com uma teoria do que com a outra.

Até aqui tudo belezinha? Vou supor que responderam sim então perfeito, vamos falar agora das teorias bipolares, que se referem a identificação de estilos com pares de dimensões. E nessa vibe vamos conhecer a teoria de Nunan (vou começar por esta porque eu fiz em tópicos bonitinhos e quero colocar aqui logo). 

 Ficou um amor, né non?


O segundo modelo teórico é o de Keirsey e Bates (1984) orientação do indivíduo em relação aos diversos contextos da vida pratica e nas relações interpessoais.
Identificar suas fontes de motivação e energia (Extrovertido/Introvertido);
Descobrir como você adquire informação (Sensorial/Intuitivo);
Mostrar como você toma decisões e se relaciona com os outros (Racional/Emocional);
Revelar sua forma de trabalho (Estruturado/Flexível).

E por último, mas não menos importante, na verdade bem mais importante, por isso deixei para o final, temos o modelo teórico de Felder e Silverman (1988 orientado para o processo de aprendizagem.
Indicar como é feita a PERCEPÇÃO da informação (Sensorial/Intuitivo);
Identificar o modo de RETENÇÃO da informação (Visual/Verbal);
Revelar o modo de PROCESSAMENTO da informação (Ativo/Reflexivo);
Mostrar a forma de ORGANIZAÇÃO da informação (Sequencial/Global).

Quando se faz um planejamento que contenha estratégias de ensino para os diferentes estilos de aprendizagem de cada estudante, amplia-se a chance de alcançar um melhor resultado, aliado a isso, quanto mais estímulos sensoriais foram usados para aprender, melhor! Ok, pode parecer complicado, mas na verdade é bem simples, então vejam só as principais características de cada grupo e uma sugestão da forma ideal de ensiná-los:

Visuais
• Lembram-se mais daquilo que veem
• Têm bom aproveito de figuras, diagramas, fluxogramas, demonstrações, filmes, esquemas e gráficos.

Verbais
• Lembram-se mais daquilo que leem e ouvem (ainda mais daquilo que ouvem e repetem)
• Têm bom aproveito de discussões e textos.

O ideal: optar por um estilo de apresentação que inclua recursos visuais e verbais.

Sensoriais
• Obtém a informação externamente, através dos sentidos
• Observação e manipulação
• São observadores, metódicos e cuidadosos.

Intuitivos
• Obtêm a informação através de percepção indireta pelo inconsciente
• Especulação e imaginação
• São inovadores, curiosos, inclinados a irem além dos fatos, através de interpretação e teoria.

O ideal: apresentar o conteúdo através de informações concretas fatos, dados, fenômenos observáveis (sensoriais) e conceitos abstratos princípios, teorias, modelos matemáticos (intuitivos).

Ativos
• Processam a informação externamente, através da experimentação ativa
• Aprendem melhor através de discussão e teste do conteúdo
• Aprendizado interativo
• Trabalham bem em grupos.

Reflexivos
• Processam a informação internamente, por observação reflexiva
• Aprendem melhor através de avaliação, exame e manipulação do assunto
• Aprendizado introspectivo
• Trabalham melhor individualmente

O ideal: Alternar as explanações verbais com pausas para discussão ou atividades (ativos) e para a reflexo (reflexivos); utilizar materiais que enfatizem tanto problemas práticos com teóricos. Propor trabalhos em grupo e atividades brainstorming.

Sequenciais
• Aprendem em uma progressão logicamente ordenada
• O aprendizado ocorre de forma linear
• Apresentação das partes para o todo

Globais
• Aprendem em lampejos e estalos a lâmpada, de repente, acende
• O Aprendizado ocorre de maneira holística
• Apresentação do todo para as partes

O ideal: Tudo o que é necessário para atingir os alunos sequenciais, já é feito desde as séries iniciais o currículo, a ementa dos cursos, os livros e a maior parte das aulas são apresentadas de forma sequencial. O aluno global costuma ter uma experiência escolar difícil, mas podem ser engenheiros extraordinários quando sobrevivem ao processo educacional. Por isso, é importante sempre apresentar o objetivo da lição, dar a visão global, estabelecer conexões com o contexto, apresentar aplicações. Deve ser dada a liberdade para os alunos optarem por seus próprios métodos de resolução de problemas, propor soluções alternativas, expor novos conceitos.  


Minha super recomendação neste post é o vídeo: Projeto Âncora (Brasil) – Escolas inovadoras >>>SÉRIO, ASSISTAM<<< E por hoje é isso, vlw flws

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