Lá vai a fulaninha achar que aprende igual a colega...




















Hey! Continuando o tema aprendizado, hoje eu vou explicar mais um pouquinho desse processo maravilhoso. As perguntas acima têm gerado uma série de pesquisas, sob diferentes perspectivas e métodos de investigação, que eu pretendo explicar mais detalhadamente em breve. Porém nesse momento gostaria de dar uma definição básica e geral:

            “
A aprendizagem e o comportamento emergem de uma interação entre o ambiente, a experiência prévia e o conhecimento do aluno”. (Alonso e Gallego, 2000).

Interação é uma influência mútua, no caso da educação, o professor ao mesmo tempo em que ensina seu aluno deve aprender com ele, e o aluno enquanto aprende, de alguma forma também deve transmitir conhecimento ao seu educador.A interação e o envolvimento entre alunos, pais e professores é extremamente importante, relação humana em si é muito muito muito importante!!! Não aprendemos somente na interação com outros seres humanos, de certa forma aprendemos também com o mundo e o ambiente que está ao nosso redor, a partir de cada experiência que vivenciamos

Empatia e encantamento com a disciplina estão associados diretamente com o professor, com a confiança que ele passa aos seus alunos. Quanto mais envolvido com a disciplina o aluno estiver, mais ele vai querer aprender, entretanto isso fica difícil se a aula for resumida apenas em copiar no caderno aquilo está sendo escrito no quadro. É por isso que cada professor deve traçar objetivos e buscar alcançá-los em seu ensino e isso vai muito além de seguir um cronograma ou um livro didático, isso é sobre ensinar como sobreviver, quais são as ferramentas, como aplicá-las e onde aplicá-las, entendem? O planejamento do professor não pode ser engessado, ele precisa se concentrar no que é essencial que seus alunos aprendam e levem consigo para vida toda. A partir do momento em que o educador começar a planejar suas aulas, ele vai não só encontrar novos conteúdos como também descobrir novos métodos, possivelmente mais interessantes.e eficazes. 

Não há como saber o jeito de aprender de cada um. Devíamos aprender a aprender desde pequenos, porque às vezes apenas replicamos o modo como os outros disseram que conseguiram aprender. “Amiga, consegui entender todo o conteúdo fazendo resumo em tópicos, aí lá vai a fulaninha fazer resumos em tópicos por que já que a amiga disse que aprendeu assim, ela também vai aprender né? Não, não necessariamente, pois cada um de nós aprende de uma forma diferente, cada um precisa encontrar a forma com a qual melhor se identifica. Então é sempre válido tentar estudar de diferentes formas: lendo, escrevendo, cantando, assistindo vídeos, debatendo, contando a alguém, conversando com o espelho e etc. Os judeus por exemplo aprendem o pentateuco por mimetismo, isto é, cantando. O que não é nada incomum tendo em vista que melodia e harmonia são mais assimiladas pelo cérebro. Entendeu agora porque você não decorou nem metade do conteúdo do texto de história, mas decorou o refrão daquela música irritante que tocou na rádio do ônibusExistem diversos modos de aprendizagem, não há uma fórmula ou uma regra específica pra isso, então, quanto mais elementos sensoriais estiverem envolvidos, melhor.
     
Levando tudo isso em consideração, podemos responder a terceira pergunta feita no início: É POSSÍVEL PROMOVER A APRENDIZAGEM SIM!

E acho que a resposta para a nossa última pergunta já ficou bem clara, não é? Eu poderia parar por aqui, mas pra deixar nossa resposta mais sexy como diria meu professor de Filosofia, vou complementar e dizer que existe diversos estilos de aprendizagem. – Como assim estilos?Bom, é super simples: O termo estilos de aprendizagem surge a partir do século XX em estudos desenvolvidos pela área da Psicologia e da Educação e se refere à: Abordagens individuais utilizadas para perceber, apreender, processar, organizar e transformar a informação.  

Quanto a esses estilos de aprendizagem existem duas coisas cruciais: desenvolvimento humano e desenvolvimento acadêmico.

São dois aspectos importantíssimos que fazem com que eu me pergunte: de que forma vamos ensinar e ajudar no desenvolvimento das crianças de nossa geração? Esse é um detalhe importante que não pode ser esquecido, portanto, temos que estar constantemente antenados a tudo que está acontecendo, precisamos saber com que geração estamos trabalhando.

Perai... sabemos diferenciar as gerações? O que eles pensam? Como eles agem?

Bom, saiba vocês ou não, recomendo que leiam com atenção o esquema abaixo, e se tiverem um tempinho assistam ao vídeo: Novas formas de aprender e ensinar, João Pedro Magnani. Por hoje é isso, bom aprendizado galera!





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